Alunos da disciplina ENT 666 apresentam particularidades do mundo dos insetos no “I Bar com Ciência”

Uma mesa de bar, algumas bebidas e boas doses de inspiração compuseram o cenário das discussões científicas na noite da última quinta-feira, dia 17, durante o I Bar com Ciência. A princípio, o local pode até parecer inusitado para se apresentar um trabalho acadêmico, mas ninguém também pode negar que o ambiente escolhido é bem familiar e acolhedor para a maioria das pessoas que apreciam compartilhar bons momentos com os amigos.  As apresentações ficaram por conta dos alunos da disciplina ENT 666 – Taxonomia de Insetos Adultos, que levaram ao conhecimento do público, informações e fotos de insetos pertencentes aos mais diferentes grupos nas classificações de ordem e família.

DSC_0064Sob a orientação do professor Paulo Sérgio Fiuza, estudantes de mestrado e doutorado em Entomologia e Biologia Animal apresentaram as experiências que adquiriram nos estudos realizados em diferentes ecossistemas naturais. Ao todo, foram quatro apresentações de 15 minutos cada. De acordo com o professor Fiuza, “a cada foto de inseto apresentada se associava o seu papel de importância na natureza: polinizadores, controladores biológicos, predadores e parasitas. A importância na contribuição da reciclagem de nutrientes na natureza. Fontes de recurso alimentar para aves, répteis, mamíferos, entre outros. As vestiduras miméticas para os insetos se defenderem de eventuais predadores, a importância médica como vetores, importância agrícola, entre outras particularidades do mundo dos insetos”.